Segurança, higiene e saúde no trabalho
Caracterização da Formação
Tema: "Segurança, higiene e saúde no trabalho"
Baseado num curso feito presencial e adaptado para um curso de formação online
Objetivos Gerais
Conhecer os princípios base da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e aplicar as principais ferramentas. No final do curso os participantes deverão ter desenvolvido competências na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, de modo a permitir desempenho das funções de prevenção a nível básico, elaboração de planos e aplicar técnicas.
Objetivos Específicos
- Identificar a importância e os fundamentos da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
- Identificar princípios dos sistemas de gestão e modelos existentes;
- Conhecer e aplicar técnicas de legislação de sistema de gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;
- Identificar, avaliar e a agir preventivamente;
- Elaborar planos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;
- Conhecer as áreas de atuação como: suporte básico de vida, ergonomia, eletricidade, ruído, legislação entre outros.
Programa Da Formação - Módulos
- Principais Diplomas Informação e Participação /Obrigações do Empregador e do trabalhador
- Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho / Organização e Funcionamento dos Serviços
- Vigilância da Saúde / Relatório de Atividades
- Introdução à Prevenção de Riscos Profissionais /Acidentes de Trabalho / Doenças Profissionais
- Modelos de Gestão de Prevenção
- Introdução à Organização de Emergência / Organizações de Emergências / Conteúdos do Plano de Emergência - --Atuações / Informação de Apoio para Casos de Emergência
- Equipamentos de Proteção Individual e Sinalização de Segurança
- Suporte Básico de Vida
- Emergências Médicas Diversas
- Manuseamento e Remoção de Pacientes e Sinistrados
- Intoxicações/Envenenamentos
- Lesões na Pele e Tecidos Moles
- Fraturas e Traumatologia Geral
- Queimaduras
- O Fogo e Métodos de Extinção /Classes de Fogos /Agentes Extintores
- Movimentação de Cargas
- Eletricidade e Iluminação
- Contaminação Química
- Estudos Epidemiológicos
Contexto:
O curso acima apresentado está estruturado em 19 módulos e destina-se a candidatos que pretendam desempenhar funções ou com interesse específico na área. Tem como requisito acesso a um computador com ligação à Internet e não exige qualquer conhecimento prévio do tema. Está estruturado em módulos (temas), relacionados entre si, mediado pela aprendizagem colaborativa e interativa, com interface de conteúdos digitais como textos, artigos científicos, vídeos, tutoriais, links, glossário, vídeo-aulas e interface de comunicação como chats, fóruns de atividades e de discussão, trabalho de grupo, tutoriais e simulações de projetos. A avaliação foi pensada de forma a que os formandos tenham conhecimento prévio do que vai ser avaliado e como, para que possam redirecionar a participação de modo autónomo e consciente. Os indicadores de qualidade 1 são acompanhados da graduação em quantidade 2 com associação de qualidade e quantidade pela participação nos fóruns (ausente, passivo, presente e debatedor) para avaliar o desenvolvimento e o aumento da discussão dos temas propostos (mínimo 3 intervenções). Os indicadores de qualidade avaliam a interatividade e a colaboração dos formandos nos fóruns, pois estes devem servir para registar e partilhar experiências, onde cada um pode expressar e produzir saberes, desenvolver competências de comunicação, contribuir e construir conhecimento coletivamente. Há uma avaliação das participações assíncronas para que haja um sentimento de pertença no grupo onde as observações e as discussões das experiências e vivências, possibilitam a reelaboração do próprio conhecimento (conhecimento como uma produção intelectual; compartilhamento com outros e novas e melhores produções). Há incentivo à autonomia, motivação à pesquisa e investigação, levando os formandos a ampliarem os seus recursos e a "aprenderem a aprender", bem como a desenvolverem um carácter investigativo.
Procedimentos de Avaliação das atividades por módulo
A avaliação do curso segue um modelo de avaliação contínua pretendendo fornecer ao formando uma imagem de toda a sua presença e aprendizagem, não obstante cada módulo terá uma avaliação para providenciar ao formando feedback e uma sensação de progressão.
Tipo de atividades do módulo 4
Será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador onde este lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo Formador, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
Programa do módulo
- Fatores de Risco Físicos (Ruído, Vibrações, Ambiente Térmico e Iluminação): Conceitos, Efeitos sobre os Trabalhadores, Medidas de Proteção e Prevenção;
- Sinalização de Segurança;
- Fisiologia: Conceito, Trabalho Muscular e Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT);
- Movimentação Manual de Cargas;
- Ergonomia: Conceito, Objetivos e Metodologia;
- Métodos Observacionais Simples: OWAS, RULA e REBA.
Atividades do módulo
- Partilha de informação técnica em documento.
- Partilha de uma apresentação em formato powerpoint sobre os conceitos por grupos previamente estabelecidos.
- Partilha de vídeos com questionários embutidos para orientar a aplicação prática da aprendizagem.
- Partilha de tópicos de discussão partindo de imagens, participação a seguradoras e relatos pessoais dos formandos.
- Criação para avaliação de um trabalho individual com uma análise de um vídeo de uma simulação de um acidente numa fábrica se consegue identificar diversas situações de risco e falta de formação.
- Preenchimento do formulário de autoavaliação.
Módulo 4
Procedimento de avaliação do módulo 4
A avaliação da aprendizagem (de 0 a 20 valores) compreende a participação através do fórum (40% da nota), o desenvolvimento da atividade proposta (40%), a análise dos contributos e construção com material de aprendizagem (10%) e a reflexão presente na sua autoavaliação (10%).
FÓRUNS GERAIS
(plataforma dodle) - Acessar
Para aceder diretamente
Apresentação Geral Carregue aqui
Para recursos Carregue aqui
Para actividades Carregue aqui
FÓRUNS POR TEMAS/MÓDULOS Carregue aqui
DÚVIDAS GERAIS Carregue aqui
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.